Destaques

Archive for julho 2013

Alunos da UFF apresentam produções audiovisuais do curso no 6º Controversas

By : Alunos controversos

A mesa de abertura da 6ª edição do Controversas – evento organizado pelo setor de Jornalismo do Departamento de Comunicação Social da UFF – encheu o auditório Paulo Freire, no campus do Gragoatá. Cerca de 80 pessoas, na maioria estudantes, foram conhecer as produções audiovisuais do curso, em apresentações conduzidas por alunos que participam de sua elaboração.
Foram exibidos quatro trabalhos realizados nas disciplinas de audiovisual, coordenados pelas professoras Renata Rezende e Denise Tavares: o programa Mosaico, a revista eletrônica Bits Ciência, o boletim Unitevê e o documentário Terra à Vista.
            A aluna Gabriela Vasconcellos, que apresentou o programa Mosaico, disse ter ficado ficou muito feliz com o espaço. “Acho que a importância do Controversas é enorme. Os temas são sempre interessantes, que instigam o debate, é por isso que faz sucesso. Estou muito feliz de participar nesta edição do ‘outro lado’, certamente vai me acrescentar muito como estudante e também profissionalmente”, afirmou.
            Para ela, o tema escolhido para esta edição fomentou discussões relevantes para a formação de uma visão mais crítica do mercado de trabalho, além incentivar mais produções na graduação. “Acredito que muita gente entra no curso desejando trabalhar na televisão, mas certamente tem dúvidas, principalmente por ser considerado um mercado fechado. É uma oportunidade para os alunos conhecerem novos caminhos: saberem que é possível produzir material audiovisual experimental dentro da universidade, ou de forma completamente independente, e que isso pode servir de portfólio para conseguir um estágio, ou um emprego”, ressaltou.
            O aluno Douglas Nascimento, que participou da realização do documentário “Terra à Vista”, sobre a ocupação da aldeia Maracanã, também apresentado nessa primeira parte do Controversas, contou que fazer o projeto foi uma experiência valiosa, apesar das dificuldades. “Participar foi muito bom. Infelizmente não consegui fazer tudo que queria. A faculdade de certo modo projetos mais longos, e nem todos os personagens bacanas querem falar com universitários. Mas foi produtivo. Acho que jornalisticamente contribuiu bastante para o nosso crescimento”.

Fechando a primeira sessão do evento, duas perguntas foram direcionadas aos alunos Wesley Prado e Filipe Galvão, que falaram sobre o documentário Terra à Vista. O professor de jornalismo João Batista de Abreu quis saber como foi a receptividade da assessoria de imprensa do governo do estado do Rio, que foi procurada pelos estudantes durante a produção do vídeo. Os estudantes contaram que mandaram vários e-mails para assessoria, mas não foram respondidos. Eles defenderam a necessidade de respeito às mídias alternativas, que vêm crescendo como um forte meio de comunicação, e enfatizaram a importância de denunciar as situações de descaso para que o quadro seja revertido.
            A segunda pergunta foi feita pela aluna Gabriela Vasconcellos que estava curiosa para saber se haveria uma parte dois do documentário. Infelizmente isso não está nos planos dos rapazes, que afirmaram ter outras pautas em mente.
            Para a professora Renata Rezende, a melhor parte foi ver o auditório cheio e a emoção de perceber a troca de experiências entre os alunos mais novos e os alunos que já produzem material audiovisual no curso. “Acho o Controversas um evento muito importante sob vários aspectos; por proporcionar o debate entre academia e mercado, por promover palestras e entrosamento extraclasse, e também por divulgar os trabalhos dos próprios alunos. Além disso, o Prata da Casa prestigia os antigos alunos, hoje, formadores de opinião”, completou.


Perfil Flávia Lobo

By : Alunos controversos



Flávia Lobo é carioca e se formou em jornalismo na Universidade Federal Fluminense em 1998. Estagiou na TV Bandeirantes do Rio em 1997, na produção e apuração de reportagens para telejornais nacionais e locais. Atuou como repórter da revista feminina Mulher de Hoje, publicada pela Bloch Editores, escrevendo sobre moda, comportamento, beleza e saúde. Em 1999, foi para a UPG Assessoria de Imprensa, onde prestou serviços de Assessoria e Comunicação para diversos clientes, de diferentes segmentos.

Foi contratada pelo Departamento de Jornalismo do canal religioso Canção Nova em 2000, atuando como repórter em várias editorias. De 2000 ao final de 2005, ficou à frente da praça RJ da emissora, tornando-se responsável pela produção de matérias da cidade do Rio de Janeiro para as produções em rede nacional e internacional da Tv. Neste período, foi responsável pelo Departamento de Jornalismo carioca, articulando pauta, produção, reportagem e edição do material produzido nas editorias Geral, Esporte, Política, Economia, Cidade e Comportamento.

Desde 2006 trabalho no núcleo de TV da MultiRio, empresa pública municipal de multimeios. Ingressou na empresa por concurso público e atua nos programas educativos da casa com roteiros, reportagens, produção e apuração de material para o Núcleo de TV. Neste mesmo ano, Flávia concluiu a pós-graduação em Comunicação e Imagem pela PUC-Rio. Atua, em paralelo, desde 2008, como prestadora de serviços de assessoria de imprensa especializada, em parceria com a Malagueta Comunicação. 







Perfil Roberto Petti

By : Alunos controversos



Roberto Petti formou-se em Cinema (1981) e depois em Jornalismo (1990), na UFF.

Trabalhou como produtor nas TVs Educativa, SBT, Bandeirantes, Manchete e na TV Globo. Hoje é gerente de Formalização e Beneficiamento de Conteúdos licenciados para exibição nos canais Globosat. Foi, ainda, diretor de Produção de documentários e filmes de longa-metragem, entre eles Jubiabá (1986), dirigido por Nelson Pereira dos Santos. 

Participou de campanhas eleitorais para TV em São Paulo e no Paraná. 

Em 2005, publicou o livro de contos Varanda de Histórias. Também participou de diversas coletâneas de contos e poesias publicadas pela Oficina Literária Ivan Proença e, em 2006, do livro Parem as Máquinas: Jornalistas que Valem mais de 50 Contos, obra que reuniu trabalhos ficcionais de diversos jornalistas brasileiros.

Jornalismo da UFF realiza evento para debater o mercado de audiovisual

By : Alunos controversos

Próxima edição do Controversas será no dia 16 de julho; jornalistas convidados vão abordar também manifestações que ocorrem no país




O setor de Jornalismo do Departamento de Comunicação Social da UFF realiza na próxima terça-feira (16/7) o Controversas Audiovisuais, com a participação de ex-alunos que atuam na área de audiovisual e alunos que irão apresentar a atual produção do curso no ramo. Já é a sexta edição do Controversas, que desde 2010 discute semestralmente o mercado de Jornalismo na atualidade e outras questões pertinentes à profissão. O evento acontece de 16h às 21h, no auditório Paulo Freire, no bloco D (Educação) do campus do Gragoatá.

Nesta edição, o evento irá tratar também das manifestações que vêm ocorrendo no país desde junho. “Isso não estava nos planos inicialmente, mas como percebemos um interesse grande dos alunos, resolvemos perguntar se nossos convidados concordavam em abraçar a discussão. Todos gostaram da ideia”, conta a professora Larissa Morais, coordenadora do evento. “Nenhum deles é especialista no assunto, a proposta é falarem desses movimentos do ponto de vista da imprensa, abordando aspectos como a cobertura da mídia, as dificuldades enfrentadas por jornalistas e participação de não-jornalistas no noticiário”, acrescenta.

Os ex-alunos convidados são: Che Oliveira, repórter especial da Band Rio; Claufe Rodrigues, repórter e editor da GloboNews, além de escritor e produtor cultural; Flávia Lobo Antunes, repórter da MultiRio; Roberto Petti, gerente de Formalização e Beneficiamento de Conteúdo da GNT, e Sandra Moreyra, repórter e comentarista da Tevê Globo. A mediação será da professora Sylvia Moretzsohn. (ver perfis em http://controversasaudiovisuais.blogspot.com.br/)

Nas edições de primeiro semestre do evento, são convidados sempre ex-alunos para a mesa de debates. “É um momento importante de aproximação com nossos egressos. Eles costumam gostar de nos dar esse retorno, e os alunos também ficam orgulhosos de ver que a UFF tem uma presença importante no mercado”, diz Larissa Morais.

A participação de alunos do curso abre os trabalhos do evento, às 16h; os debates começam às 18h15. Serão apresentados o programa Mosaico, por Gabriela Vasconcelos e Mariana Penna; Terra à Vista, por Bruno Roncada, Wesley Prado, Douglas Nascimento e Fililpe Galvão; a revista Bits Ciência, por Thamiris Alves e Daniela Reis; e o botetim Univetevê, por Gustavo Lethier, João Pedro Martins e Laís Carpenter. As professoras Denise Tavares e Renata Rezende, que coordenam os produtos apresentados, farão a mediação.  

“Como o tema escolhido para esse Controversas foi o mercado de audiovisual, aproveitamos a oportunidade para divulgar a rica produção do curso hoje, nessa frente”, diz Denise Tavares.

O Controversas é um evento gratuito e aberto à Comunidade. As inscrições podem ser feitas via blog (http://controversasaudiovisuais.blogspot.com.br/) e pelo e-mail controversasuff@yahoo.com.br. O evento é apoiado por Fundação Euclides da Cunha (FEC), Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PROAES) e Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD).


Mais informações:
Elisa Araújo  e Priscila Motta







Perfil - Che Oliveira

By : Alunos controversos



Adeilton de Oliveira Nunes, conhecido como Che Oliveira, nasceu no Rio de Janeiro em 13 de abril de 1975. Formado em Jornalismo pela UFF (2001), iniciou a carreira em junho de 1998 na TV Bandeirantes, junto com o novo telejornal Jornal do Rio. Atuou como vídeo-repórter – uma mistura de cinegrafista e repórter, inspirada no formato exibido pela CityTV, do Canadá. Também realizou reportagens para outros programas jornalísticos na emissora, como o Jornal da Band e o Jornal da Noite.

Trabalhando sempre no estado do Rio de Janeiro, passou por duas afiliadas da Rede Globo no Interior: a TV Serra-Mar, em Nova Friburgo, e a TV Alto Litoral, em Campos dos Goytacases.

Atuou na reportagem do Jornal da TV!, da Rede TV!, e no Bom Dia Rio, da Rede Globo. Na Record, foi repórter, chefe de reportagem e chefe de redação. Também trabalhou no SBT como coordenador de rede, em 2010.

Atualmente está de volta à emissora que o lançou, atuando como repórter especial da edição local do Brasil Urgente. Ganhou um prêmio Tim Lopes de jornalismo investigativo, em 2008.

Programação

By : Alunos controversos

Programação - 16 de Julho de 2013
16h às 20h.
Campus do Gragoatá
Bloco D - Sala Paulo Freire.


18h15/20h15 -
Che Oliveira
'Repórter Especial da Band Rio'

Claufe Rodrigues
'Editor e Repórter da Globo News'

Flávia Lobo Antunes
'Repórter da Multirio'

Roberto Petti
'Gerente de Produção da GNT'

Sandra Moreyra
'Repórter e Comentarista da Tv Globo'.



16h/18h - 
Gabriela Vasconcelos
Mariana Penna
'Mosaico'

Bruno Roncada, Wesley Prado,
Douglas Nascimento e Felipe Galvão
'Terra à Vista'

Thamiris Alves
Daniela Reis
'Revista Bits Ciência'

Gustavo Lethier, João Pedro Maartins
e Laís Carpenter
'Boletim Unitevê'









- Copyright © Controversas Audiovisuais - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -