- Back to Home »
- claufe rodrigues , controversas , jornalismo , jornalista , perfil , UFF »
- Perfil - Claufe Rodrigues
Posted by : Alunos controversos
quarta-feira, 26 de junho de 2013
Poeta, jornalista, produtor cultural e compositor, Claufe Rodrigues é formado em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Trabalhou na TV Globo de 1981 a 1988 como editor de telejornais, como o Jornal Hoje, Jornal Nacional e Jornal da Globo, além de ter sido colunista de lançamentos culturais do RJTV e repórter especial do Jornal Hoje. Entre 1988 e 1990, foi professor de telejornalismo na PUC Rio. Colaborou com resenhas literárias para o Caderno de Ideias do Jornal do Brasil nos anos 1990. Atuou como editor-chefe do TJ Rio, do SBT, durante dois anos. Nos anos 90, dirigiu vários programas para o Globo Ecologia e o Globo Repórter, onde ganhou o prêmio Wladimir Herzog pelo especial sobre o Riocentro.
Contribuiu para a implantação dos canais Globonews e Futura. Foi diretor e roteirista do Rolo Extra, além de apresentador e diretor do Palavrão, ambos do Canal Brasil. Atualmente é editor e repórter do GloboNews Literatura, onde também realiza programas e séries especiais, como Os retornados (Benin, 2008); O poeta fingidor (Portugal, 2008), que virou DVD encartado no livro de mesmo título, publicado pela Editora Globo; e Machado de Assis, O bruxo das palavras (Brasil, 2008).
Roteirizou e co-dirigiu, com Pedro Bial, a série Os Nomes do Rosa do GNT, em 1997, sobre Guimarães Rosa.
Desde 1977, Claufe Rodrigues atua no cenário cultural carioca, organizando eventos de poesia como Ponte Poética Rio-São Paulo (Rio e São Paulo, 1995), Expoetica (Rio, 1996), Poesia Faz Escola (Rio, 2002), Sol na boca (com Mano Melo e Mônica Montone, 2008), Poesia no Sesi-RJ (2010-2011) e Sarauê (Biblioteca Nacional, 2012). Também faz shows em feiras e eventos literários, em que mistura música e poesia, individualmente ou dividindo o palco com Mônica Montone. Publicou mais de dez livros (Poemas para flauta e vértebra, O arquivista, Amor e seus múltiplos, Roman-se, Escreva sua história, O pó das palavras, entre outros) e participou de vários grupos de poesia, como Madame Suzi, Os Camaleões e Ver o Verso.